7 Técnicas Para Escrever Prompts em Midjourney AI V4

Paulo Ferr
6 min readMar 22, 2023
Imagem gerada em Midjourney v4 de uma paisagem desolada e escura baseada nas terras de Mordor.

Aqui está o prompt usado para gerar a imagem de capa acima:

/imagine Create a digital image of a desolate and 
ominous landscape that resembles the dark
and foreboding realm of Mordor from Lord of the Rings.
The landscape should be dominated by towering mountains
with sharp, jagged peaks and rocky outcroppings.
The sky should be dark and stormy, with clouds that seem
to swirl menacingly overhead, cinematic lighting --ar 3:2

Ainda não conhece Midjourney?

Para aqueles que ainda não ouviram falar do Midjourney, aqui está uma breve introdução: Midjourney é um aplicativo de geração de imagens a partir de texto semelhante ao DALLE-2 da OpenAI e DreamStudio da Stable Diffusion, que usa milhões de imagens (cerca de 650+ milhões) encontradas na internet — para gerar imagens impressionantes com base na entrada de texto fornecida. Atualmente, ele está em fase beta, mas adicionando mais recursos a cada semana … e o futuro ainda está por ser imaginado! (O modelo Midjourney V5 é o mais novo e avançado, lançado em 15 de março de 2023)

Texto cru na entrada de prompt

Nota: Você pode utilizar os textos em português no prompt, entretanto vamos enviar textos em inglês para obter melhores resultados.

Qualquer pessoa que tenha utilizado o midjourney app já deve saber que quanto mais descritivo for o seu texto mais vibrante e única serão as saídas de imagem. Usar um texto cru de prompt como este, “a cowboy on mars” irá retornar uma imagem como esta:

cowboy on mars gerado por midjourney v4

Mas existem mais opções do que apenas o texto cru do prompt para criar saídas de imagem previsíveis e consistentes!

Uma lista de opções avançadas para o prompt de texto

Aqui estão algumas das maneiras de gerar variações em imagens e algumas das configurações avançadas para a mesma: (detalhes sobre cada uma dessas configurações segue a lista)

  1. Incluindo a palavra-chave ‘style’
  2. Usando o parâmetro ‘Stylize’
  3. Chaos
  4. Resolução
  5. Proporções de tamanhos
  6. Passando uma imagem para o prompt como URL
  7. Excluindo palavras

Em resumo, o estilo da sua saída é afetado pelas palavras-chave que você escolhe — e você pode especificar que tipo de estilos deseja utilizar.

  1. Palavra-Chave ‘Style’

Se for fornecido um conjunto de palavras-chave associadas com ‘styles’ , isso pode criar resultados diferentes com base no tipo de estilo que você escolher. Aqui estão algumas das palavras-chave e subtipos com base na forma de arte/design/artista/gênero que você pode querer escolher como estilos:

  • Usando Design/Gênero como estilo
imagens geradas em midjourney v4, prompt do autor
  • Usando nome de artista como estilo

É possível também especificar um estilo de algum artista famoso colocando o seu nome. Temos abaixo vários exemplos de um mesmo prompt com estilos de artistas diferentes. O surrealismo é uma escola artística que aprecio bastante, por isso escolhi alguns nomes associados a esta escola.

/imagine woman with flowers painting salvador dali style
Imagens geradas por Midjourney v4, estilos de artistas diferentes
  • Usando renderização/iluminação como estilo
imagens geradas por Midjourney v4, texto do prompt: “A deserted modern city with buildings + [render e lighting]”

2. Usando o parâmetro ‘Stylize’

Podemos utilizar ‘stylize’ para definir o quão forte a estilização influencia no resultado final da imagem. Para utilizar a estilização é necessário adicionar o comando --stylize ou --s ao prompt, acrescido de um valor numérico. Na versão 4 temos um intervalo que vai de 0 a 1000.

  • Por padrão na versão 4 ‘stylize’ usa o valor 100.
  • Valores baixos informam a Midjourney para que ela não desvie muito daquilo que está nas palavras do texto de prompt. Valores mais altos resulta em variações mais inesperadas e com um toque mais artístico.

Agora apresentamos alguns exemplos utilizando diferentes valores para o parâmetro stylize.

/imagine beautiful iranian girl with turban, ultra detailed, --s 0
imagem gerada por Midjourney v4, prompt:”beautiful iranian girl”

3. Chaos — Aumentando a aleatoriedade

Para se alcançar um maior nível de aleatoriedade com resultados inesperados e composições inusitadas. Utilizamos o parâmetro --chaos ou --c acrescido de uma valor numérico.

  • O valor padrão de chaos é 0
  • Chaos recebe um valor no intervalo 0–100

Quanto mais próximo de 100 mais randômico e inusitado será o resultado de saída da imagem. Observe alguns exemplos:

/imagine fantastic green goblin, ultra detailed, --c 30
imagem gerada por Midjouney V4, prompt:”fantastic green goblin”

4. Resolução

Para se obter uma resolução específica para imagem é possível utilizar algumas palavras-chaves já conhecidas, tais como: 8K, 4K, photorealistic , ultra photoreal , ultra detailed, intricate details etc

Também se pode utilizar o parâmetro --quality ou --q , este parâmetro determina o quanto de tempo é gasto gerando uma imagem. Configuração de Alta qualidade leva mais tempo para processar e produz mais detalhes. Alta qualidade também significa que mais minutos de GPU serão gastos para executar o trabalho. A configuração de qualidade não inluencia na resolução.

O valor padrão para--qualityé 1. Valores altos utiliza mais minutos de GPU da sua assinatura.

--quality aceita os valores: .25, .5, e 1 para o modelo padrão. Valores mais altos serão arrendodados para 1.

/imagine purple rose flower --quality .5
Imagem geradas por Midjourney v4

Configurações de qualidade mais alta nem sempre são melhores. Às vezes, configurações de qualidade mais baixa podem produzir resultados melhores — dependendo da imagem que você está tentando criar. Configurações de qualidade mais baixa podem ser as melhores para um visual abstrato gestual. Valores de qualidade mais alta podem melhorar a aparência de imagens arquitetônicas que se beneficiam de muitos detalhes. Escolha a configuração que melhor corresponde ao tipo de imagem que você espera criar.

5. Proporções de tamanhos de tela (aspect ratio)

Você pode especificar a proporção da largura:altura da sua imagem de saída. Isso é chamado de aspect ratio. A saída padrão é uma imagem quadrada (aspect ratio 1:1). Mas se você quiser uma visão mais cinematográfica — ou apenas quiser criar um papel de parede para o seu laptop, você pode alterar o aspect ratio. Para utilizar envie o parâmetro--aspect ou --ar Observe alguns exemplos dos mais comuns aspect ratios:

/imagine public aquarium with some fish species --ar 4:7
Imagem gerada por Midjourney v4

6. Passando uma imagem para o prompt como URL

Se você deseja obter saídas semelhantes ao estilo de uma imagem (quando você deseja obter saídas consistentes), ou até em várias imagens, passe uma URL da imagem.

Para adicionar imagens a um prompt, digite ou cole o endereço da web onde a imagem está armazenada online. O endereço deve terminar em uma extensão como .png, .gif ou .jpg. O mais comum também é enviar a imagem para o Discord e copiar o link da imagem, assim não há necessidade de buscá-la em outro site externo. Depois de adicionar os endereços das imagens, adicione qualquer texto adicional e parâmetros para concluir o prompt.

/imagine https://i.imgur.com/4105hqC.jpeg cyclops x-men
Imagem gerada a partir de outra imagem

A imagem gerada pegará sugestões tanto da imagem seed (da URL que você passou) quanto dos textos do prompt. Você pode enviar múltiplas imagens, ao mesmo tempo, para o prompt e combiná-las para atingir interessantes resultados.

7. Excluindo palavras

Para gerar uma imagem mas sem a presença de alguns elementos devemos utilizar a palavra-chave --no seguida daquilo que se quer descartar.

/imagine beautiful pasta meal --no sauce
imagem gerada por midjourney v4

Conclusão

Foram mostradas aqui algumas técnicas a serem utilizadas para se obter maior controle sobre o resultado da imagem gerada por Midjourney. Mas isto não é tudo, existem tantas outras técnicas e parâmetros a serem utilizados que abordaremos em publicações futuras. Caso tenha interesse na documentação completa do Midjourney, ela pode ser encontrada aqui.

Para acompanhar um pouco mais meu trabalho e minhas artes, você pode me seguir no twitter ou instagram.

--

--